segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Entrevista ao Tresh de TreshToons

Sugerido pelo entrevistado TJI , o Tresh da Treshtoons é um dos ilustradores mais reconhecidos na comunidade gamer em Portugal graças a colaborações com grandes nomes como Wuant e Tiagovski, com o seu proprio canal com 15 mil subscritores, Tresh é o nosso convidado. Esta foi a nossa conversa.


- Como surge o gaming ou o desenho de jogos na tua vida de ilustrador? Sempre jogaste ou só descobriste mais tarde na tua carreira?

Sempre joguei, o meu pai sempre teve curiosidade em relação ás tecnologias, e desde o  Comodore Amiga que jogo. A minha primeira consola salvo erro foi uma NES, mas a de que tenho mais memoria é a Mega Drive. Hoje em dia continuo a jogar entre jogos da Nintendo, Ps4, PC, sempre muito virado para a vertente online de RPG e aventura. Naturalmente acabei por desenhar os personagens com que cresci como Megaman, Pokemon e outros.

- És o ilustrador mais reconhecido na comunidade gaming em Portugal e desde sempre foste o porta voz para os direitos dos agentes freelancers, estamos em 2017 como mudou a panoramica e a recepção da sociedade geral?

Desde já muito obrigado, não fazia ideia que o era eheh. Sim sempre tentei lutar por mim e pelos meus colegas de profissao. Actualmente sou Freelancer a full time e streamer, continuo a ter problemas diariamente com clientes e outras pessoas e perdi um pouco a fé que tinha em conseguir alterar as coisas. Actualmente vejo-me mais num “luto por mim, se os outros precisarem, eu ajudo”.

- É conhecida a tua relação com o youtuber Wuant, essa relação foi fruto do trabalho encomendado ou ja eram conhecidos antes disso?

Começou por lhe enviar um desenho só porque sim, entretanto fiz outros trabalhos para ele e foi-se desenvolvendo com o tempo.

- Além do teu inegável talento, o TJI referiu a tua personalidade como um dos pontos atrativos da tua pessoa. Consideras o TreshToon uma personagem algo figura publica ou é algo organico e tentas ser tu mesmo?

Treshtoons é parte do que eu sou, a parte com mais paciencia e a parte mais amigavel. Obviamente toda a gente tem a sua maneira de ser , mas todos no youtube que crescem ou cresceram, são personagens. Sem excepção. Já nos streams é mais facil de perceber como sou, para uns isso faz confusão, acham-me mais arrogante porque sempre fui direto nas minhas palavras, para outros, sou mais real, o que é algo que me agrada. Não tento afastar ninguém e faço os possiveis para agradar a todos, mas não sou o tipo de pessoa de mudar quem sou ou a minha opinião só porque não gostam, tal como não sou pessoa de discutir com alguém por não concordar com o mesmo que eu.

- Os canais de ilustração e design nao sao comuns em Portugal, pensas que com a tua popularidade, esse facto pode mudar?
 
Duvido, já quase que não faço nada em português, é um ramo dificil principalmente em portugal. Fiz a minha parte que sempre prometi  e os tutoriais importantes estão no youtube para sempre, dificilmente alguém terá metade da paciencia que eu tive para muitos momentos menos bons e para ignorar maus numeros, é simplesmente natureza humana, evitar o que não nos faz crescer, ou neste caso, marcar a diferença.

- Sempre tentaste seguir o sonho de fazeres o que realmente gostas de fazer ou houve momentos em que pensaste que iria ficar pelo hobby?
 
Comecei a desenhar com 13 anos para o graffiti, até aos 20 e poucos sempre foi um hobbie que começava e acabava sem motivos. Eventualmente quando comecei a fazer os primeiros tostoes, apercebi-me que era algo que gostava mesmo e que valia a pena investir o meu tempo.

- Quem sugeres para uma próxima entrevista?

LuisSilvaIsVans , um dos youtubers em portugal que há mais tempo faz videos e com pouco reconhecimento.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Como sempre agradecer à personalidade pela entrevista e podem seguir o trabalho do Tresh no Facebook e no Youtube.

Sem comentários:

Enviar um comentário