terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Entrevista ao Bruno "Heraldic" Leitão

No seguimento da entrevista ao streamer Savateer, temos hoje o jogador Heraldic, streamer.



Olá, antes de mais gostariamos de agradecer por aceitares esta entrevista.

- Antes de mais nada, a tua entrevista foi sugerida pelo Savateer. Algo que possas partilhar sobre a vossa relação?

Obrigado pela entrevista e ao meu mano Savateer um muito obrigado também por me ter sugerido. 
 A nossa relação foi construída do dia para a noite com meras chamadas de TeamSpeak, até que nos encontramos na LGW (Lisbon Games Week) a primeira vez e foi.. Uma comédia! 
Não há como parar-nos quando estamos juntos! Apesar de não passarmos muito tempo juntos devido às nossas vidas e por morarmos em cidades diferentes, já tivemos oportunidade  de fazer uma lan party que espero repetir. 
Temos objectivos muito semelhantes em relação ao streaming o que fortaleceu não só a nossa relação mas também o progresso dos nossos canais da twitch.
- Como surgiu o teu nome?

O meu nome surgiu numa visita de estudo que fiz quando andava no Secundário, ao Museu Nacional de Machado Castro. Enquanto passava por um brasão com um anjo que o cobria com as suas asas,
fiquei estático a olhar até que me aproximei para ler a sua história. Era de uma figura carregada de simbolismo, um Anjo Guardião que na sua mão direita segurava uma espada usada para defender os seus seguidores.

 - Porque começaste a jogar LoL? Quando foi isso? Jogavas alguma coisa antes de LoL? O quê?

Antes de começar a jogar LOL jogava LineAge, um MMO  muito conhecido a nivel mundial. Joguei durante oito anos até que um amigo me sugeriu o League. Começamos a jogar na season dois para o "fun" e comecei a ver alguns canais do youtube como SivHD e o Phant0mL0rd. Eram um bocado "trolls" mas acabavam por ganhar a maior parte dos jogos xD. O LOL acabou por me despertar mais o interesse devido a complexidade de cada champ, builds, teamfights, e as suas historias. Comecei a pesquisar canais mais sérios, gameplays mais concentrados, desde por uma boa ward a dar um bom ult, e com o tempo fui querendo ser mais competitivo.

- Porque começaste a streamar? Quando foi isso? O que fazias antes? Pretentedes continuar por muito tempo?

Eu tive algumas complicações antes de começar a streamar. Já via streams e ficava deprimido porque também queria fazer mas não conseguia. Então comecei a trabalhar no McDonald's para juntar dinheiro para o meu pc. Quando finalmente comecei a streamar, fazia uma semana, parava, dois meses depois voltava, mais uma semana, parava. Ao fim de um ano voltava, mas não tinha um ritmo constante. Tinha que fazer mais! Tenho a conta de twitch há cerca de 4 anos e só tenho a agradecer aos meus seguidores/amigos todo o apoio que me vão dando para continuar a streamar. Pretendo continuar? Sim. Quero chegar aos setenta anos e ainda conseguir levar o pc as costas para fazer uma lan party com o Savateer com um copito de vinho e um Kebab ;).

- Sempre gostaste de jogar LoL ou já passaste por fazes menos boas?

O League tem o seu charme natural, pelo menos para mim. Não me farto de jogar. Faço isto todos os dias. Tenho alguns jogos no ambiente de trabalho e mesmo assim olho para o icone do League of Legends. A meio da season 5 parei uns meses de jogar LoL para voltar ao Lineage que sempre foi o meu jogo de eleição. Quando que tiver oportunidade, jogo com certeza, mas o League é diferente, só me dá mais e mais vontade de compreender tudo sobre o jogo. Óbvio que existem jogos que...
bem, são complicados quando não tens os teus team mates concentrados no jogo e querem fazer outras coisas. Muitas pessoas perguntam como é que não dou rage, nem flame? Não sei, penso que sou assim mesmo :D. Concentro-me no meu gameplay o resto é conversa, literalmente :D.

- Sempre gostaste de streamar ou já passaste por fazes menos boas?

Claro que sim! Para mim é sempre um gosto streamar. Ajuda-me a esquecer o resto dos problemas. Gosto de falar com as pessoas, conhece-las, criar laços, apesar de as vezes
haver uma ou outra que aparece só para chatear, como se costuma dizer, mas acho que torno bem claro que não conseguem :D. Não sou uma pessoa que se chateie com facilidade. Para mim, sempre peace and love. Para quem assiste sabe que digo isto, quase todos os dias, "não esperem grandes play's porque eu não jogo nada de especial. Ganho muito mais em falar com os viewers do que a jogar em si, toda a gente é bem vinda e bem recebida." 

- Como foste recebido nesta comunidade em que streamas?

Eu pertenci aos For The Win durante algum tempo. Posso dizer que é uma comunidade enorme, dedicada e merecedora do nome que tem. Já superou muitos desafios e continua a surpreender. Quero salientar também aqui o trabalho por parte do Ramiro Teodósio, CEO dos For The Win, que torna a comunidade, juntamente com o resto dos seus streamers/youtubers e pessoas que apoiam de fora, uma comunidade forte, determinada e unida. Infelizmente tive que me ausentar das streams durante seis meses, devido a mudança para uma nova casa e a carga horaria do trabalho ser mais intensiva, acabei por abandonar os For The Win por inatividade. Espero voltar com certeza, se não for possivel. vou apoiar esta vasta familia dentro do meu alcance!

- Como é conciliar o trabalho com a stream? Gostarias de fazer da stream full time job? 

No meu caso nunca foi mais complicado streamar. Eu trabalho com turnos rotativos, muitas vezes doze horas por dia durante semanas. Chego as vezes a fazer uma hora e meia de stream todos os dias. Para mim não conta o tempo que dura a stream, o mais importante para mim é que nessa hora e meia as pessoas se divirtam comigo! Obrigado a todos <3
Claro que sim! Streamar sempre foi algo que quis fazer, não me importava nada que fosse um full time job, mas acho que como estou agora, nesta fase da minha vida, fico com as streams curtas e bem passadas com as pessoas que gosto e as que vão vindo e ficando!

- Quais são os teus objetivos para esta season? Quais são os teus champs favoritos? 

Nesta season gostava de chegar a gold e. se possível, a plat. Tenho andado concentrado nesse objetivo já há algum tempo. Durante as streams, aprendo muito mais com os meus seguidores, que normalmente têm ranks mais altos, o que não é dificil visto que comecei esta season em Bronze I. Agora estou a Silver IV. Em relação a minha champ pool, obviamente tenho a minha main lane que é o mid, onde jogo com os meus champs favoritos, ziggs, lux, brand, orianna e heimer, já no meu segundo role mais jogado, que é support, jogo de nami, janna, lulu, braum e blitz. Se for ADC, miss fortune, tristana, caitlyn e jinx. No top normalmente as minhas picks são singed, cho'gath, malphite e gragas. Já na jungle, um role que tento evitar, mas se tiver que jogar será jarvan IV, sejuanni e amumu.

- Que conselhos dás aos jogadores/streamers que gostariam de seguir os teus passos?

O meu conselho? Eu muitas vezes jogo mais com champs que conheço do que com champs que estão na meta ou que dão counter ao adversário. A quem faz o mesmo, digo, não sejam greedy's,
tenham nervos de aço, farmem o máximo que conseguirem, usem muitas wards. Visão do mapa é um dos aspetos mais importantes e não ignorem o minimapa, faz muita falta! Não vale a pena flamar, nem dar rage. Isso não vai mudar nada e muitas vezes só prejudica . Perdeste? Esquece, arranca para outra partida. Fizeste três ou quatro jogos e perdeste todos? Amanhã tentas de novo! O importante é não perder a confiança e as estribeiras :). ÂNIMO!

- Quem sugeres que entrevistemos a seguir?

Uma pessoa que também nos acompanha, a mim e ao savateer. Woshishendianlan o nosso companheiro canino :) Forte abraço.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sigam o trabalho do Heraldic na Twitch e no Facebook

1 comentário: