segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Entrevista a Tomás "Shikai" Sousa

Desta vez o  entrevistado foi o Shikai, streamer  que faz parte da MultiGaming Eletronik Generations. Antes de mais gostaríamos só de agradecer mais uma vez ao Shikai por ter aceite a nossa entrevista. Aqui fica esperemos que gostem. 





 - Antes de mais nada, a tua entrevista foi sugerida pelo TaDeNight. Algo que possas partilhar sobre a vossa relação?
 
 Obrigado Tadenight! No início houve algumas comparações e acho que éramos vistos como streamers rivais mas muito rapidamente isso foi ultrapassado assim que as nossas comunidades, que em grande parte são partilhadas, se aperceberam que estamos juntos na mesma jornada e ambos queremos elevar o nível de streaming e criação de conteúdo nacional. Sinto que a competitividade que existe entre nós é muito positiva e que nos motiva ainda mais a criar sempre melhor e melhor conteúdo para quem nos assiste.

- Porque começaste a jogar LoL? Quando foi isso? Jogavas alguma coisa antes de LoL? O quê?
 
Como muitos de nós trago comigo um background de gaming muito preenchido e desde muito novo. Da Dreamcast à PlayStation passando pelo Gameboy e finalmente chegando ao PC, desenvolvi a minha paixão por jogos e depois por jogos online especialmente no RuneScape e Second Life. Comecei a jogar League of Legends há 5 anos, durante a Season 2, por influência de amigos e admito que na altura não estava muito entusiasmado pelo jogo, mas entretanto acho que já todos sabemos como isso mudou!

- Porque começaste a streamar? Quando foi isso? O que fazias antes? Pretentedes continuar por muito tempo?

Fiz a minha primeira stream no Twitch algures em março de 2015, estava a jogar DayZ na altura e tudo começou apenas com a intenção de guardar as minhas experiências. Rapidamente a vontade de as partilhar cresceu mas só quase 1 ano depois, em Fevereiro de 2016, saltei de pés juntos e iniciei este percurso de streams diárias que já está quase a ter o seu primeiro aniversário! Antes de fazer streams eu jogava normalmente e assistia outros streamers, alguns deles ainda assisto hoje em dia.
Não tenho a mínima intenção de parar, venha o que vier.

- Sempre gostaste de jogar LoL ou já passaste por fazes menos boas?


O League é um jogo em constante mutação, sendo alterado patch atrás de patch houve sem dúvida alturas onde o jogo tomou rumos com os quais não me identifiquei muito, isso fez com que ao longo dos 5 anos que jogo LOL tenha feito algumas pausas mas nunca definitivamente.

- Sempre gostaste de streamar ou já passaste por fazes menos boas?

Como tudo na vida, principalmente naquilo em que nos investimos mais, é normal passarmos por altos e baixos e a carreira de Livestreamer não é excepção. Nunca é fácil lidar com os sentimentos mais negativos, especialmente quando estás absolutamente exposto, com centenas de olhos em ti e a contar contigo para os entreteres com bom comentário e gameplay, mas os aspectos positivos sempre compensaram tudo e nunca encontrei nada tão gratificante como o streaming nos seus momentos mais positivos.

- Como foste recebido nesta comunidade em que streamas?

Tou sempre grato e bastante feliz não só com a comunidade que me recebeu mas também com a comunidade que tenho criado e que me apoia neste percurso!

- Sabemos que streamas full time. Como foi tomada essa decisão? Foste apoiado?


Desde novo digo que sentir-me profissionalmente realizado é uma das coisas mais importantes da minha vida, o full time streaming é o resultado disso.
Sem apoios esta decisão nunca teria sido uma opção sequer. Felizmente tive inicialmente o apoio da minha mãe para poder explorar este sonho. Rapidamente os Electronik Generation sentiram o meu potencial acompanhado com a capacidade e força de vontade e também me ofereceram imenso apoio. Mas só com o apoio dos viewers e subscritores é que este sonho se tem vindo a tornar realidade.

- Pretendes chegar a Challenger esta season? Quais são os teus champs favoritos? Sempre foste main mid? O que consideras mais importante para alguem que aspire ser main mid?

O meu objectivo esta season é acabar em Master. Neste momento os meus champs favoritos são Twisted Fate, Zed, Ryze, Jayce.
Só na Season 5 é que me tornei main Mid, durante a Season 3 e 4 cheguei a Plat e Diamond respectivamente sendo main Support.
Encontrem os champions com que mais se identifiquem  e joguem com eles, façam spectate a jogadores High Elo que só joguem com esse champion, vejam guides, tutorials, streams, conheçam as match-ups, builds, etc.

- Conselhos que dás aos jogadores/streamers que gostariam de seguir os teus passos?

Façam por gosto e por vocês, só assim vão ter a força de vontade para ultrapassar todos os altos e baixos de ambos os caminhos e não desistam mesmo quando mais ninguém acreditar.
Vejo muitos novos streamers à procura de fama, dinheiro, reconhecimento e quando vão à procura disso ficam desapontados com a falta de resultados.
O importante é aquilo que podes oferecer ao streaming, não aquilo que o streaming te pode dar.


- Quem sugeres que entrevistemos a seguir?

Sugiro que entrevistem o Savateer, foi o primeiro streamer português com quem interagi enquanto streamer e graças a ele rapidamente me apercebi o poder da entreajuda e competição amigável entre streamers.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
Para acompanharem o trabalho do Shikai sigam a sua página do Facebook, Twitch e Youtube.
Foi esta a nossa entrevista, esperemos que tenham gostado. Deixem sugestões de quem devemos entrevistar mais.



Sem comentários:

Enviar um comentário