sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Entrevista a Diogo "Savateer" Rebelo

Desta vez o  entrevistado foi o Savateer, streamer  que faz parte da MultiGaming For The Win ESports. Antes de mais gostaríamos só de agradecer mais uma vez ao Savateer por ter aceite a nossa entrevista. Aqui fica esperemos que gostem.




- Antes de mais nada, a tua entrevista foi sugerida pelo Shikai. Algo que possas partilhar sobre a vossa relação?

Considero-o família. Não demorou muito até criarmos afinidades e ainda hoje as melhoramos.
A nossa relação vai-se completando a nível virtual mas contudo temos uma relação com bases muito fortes.
Partilhamos também partes dos mesmos objectivos a longo prazo enquanto streamers e é esse o ideal de partilha que nos mantém unidos.
Acredito que terá sempre sucessos diários, e continuo a crer que esses sucessos nunca influenciarão naquilo que ele é como pessoa. Obrigado Shikai!

- Porque começaste a jogar LoL? Quando foi isso? Jogavas alguma coisa antes de LoL? O quê?

Sempre tive inúmeras consolas que eram passadas de membro em membro da minha família, nunca nos faltou muito porque cada um partilhava o que tinha.
Aquilo a que eu chamava de micro-ondas, dado pelo meu primo, fez parte de todo o meu progresso como gamer... e sempre joguei um pouco de tudo, e na maior parte das vezes nunca o fazia no meu próprio desktop.
Quando comecei a "jogar" League em meados de Outubro/Novembro, na altura jogava World of Warcraft: Cataclysm e depois de termos terminado uma das raids, alguns amigos falaram-me no League e na altura achei patético,
mas comecei a jogar League of Legends por influência dessas mesmas amizades.
Considero que todos esses amigos me trouxeram para um mau caminho! Kappa

- Porque começaste a streamar? Quando foi isso? O que fazias antes? Pretentedes continuar por muito tempo?

Comecei a fazer stream em Dezembro/2015 e no início era somente uma stream para amigos. Hoje em dia isso ainda se mantém.
Lembro-me que foi por influência. Gostei dos conceitos, dos objectivos, das inovações, e da hipótese de criar uma comunidade, que observei noutras streams e isso motivou-me a experimentar.
Um caso engraçado é que na altura trabalhava na Parfois e pensei que o meu contrato se estendesse por muito mais tempo do que aquele que eu iria ter para fazer stream.
Acho que me enganei e acabei por me tornar, durante uns tempos, num full-time streamer sem me aperceber.
Se ser streamer é para sempre? Provavelmente irei manter essa vontade por muito tempo.

- Sempre gostaste de jogar LoL ou já passaste por fazes menos boas?

Sempre gostei e acho que o desenvolvimento do jogo será sempre parcial.
Buffs? Nerfs? Reworks? Temos que nos habituar à constante mudança patch atrás de patch.
Nunca tive fases menos boas e acho que ia lidar bem com isso se as tivesse.

- Sempre gostaste de streamar ou já passaste por fazes menos boas?


Todos os streamers passam sempre por fases menos boas, seja por influência do gameplay,
pelos conceitos e assuntos que permitem na stream, a forma como agem e lidam com o crowd,
os comentários negativos, talvez até a forma como respiram pode fazer confusão a muita gente.
O "truque" é reagir sempre da maneira mais positiva e serena, absover as coisas boas e insistir em mantê-las, e no
fim... a forma como reagem e aquilo que fazem de positivo diariamente, acaba por ser encarado como uma boa rotina pelas pessoas que fazem parte dela.
 
- Como foste recebido nesta comunidade em que streamas?


Há apoio por parte do CEO e apoio de alguns streamers, e em geral a comunidade é bastante acolhedora. Estou bastante satisfeito e grato.

- Como é conciliar o trabalho com a stream? Gostarias de fazer da stream full time job? 


Conciliar o trabalho com a stream é dos objectivos mais difíceis que ando a tentar alcançar à algum tempo.
É óbvio que nem sempre há disposição psicológica para fazer stream depois de um longo dia de trabalho, ou em consequência ter um mau horário de trabalho,
mas sempre que é possível tento arranja-la.
Ser full-time streamer por uns tempos valeu pela experiência, ajudou a criar a minha comunidade inicial, e eu voltaria a fazê-lo.
Naquela altura havia a dependência e a pressão em arranjar trabalho e tive que por esse "plano" de parte.
Considero que ser full-time streamer é um trabalho também e concordo que hajam streamers a fazê-lo.
A diferença é que não tens um ordenado fixo mas tens deveres!

- Quais são os teus objetivos para esta season? Quais são os teus champs favoritos? Sempre foste main supp? O que consideras mais importante para alguem que aspire ser main supp?


Visto que em um ano de League of Legends consegui alcançar Gold+, seria ótimo conseguir chegar a Platinum+ nesta season para poder manter um ritmo de seasons positivo.
Tenho muitos champions favoritos, não só para a minha main role mas também para a minha role secundária.
Prefiro assim referir um pouco da minha champion pool: Taric, Bard, Braum, Alistar, Janna, Nami, Karma, Orianna, Ekko, Lissandra, Nautilus, Annie e por fim Trundle.
Confesso que cheguei a lvl30 somente a jogar a Support e mantive sempre essa vontade, em tempos pratiquei para ser main Mid e tinha boas bases para manter essa role
mas as origens e todo o processo como Support acabou por ganhar mais relevância. Neste momento sou main Support e a minha secundary role é Mid.

- Conselhos que dás aos jogadores/streamers que gostariam de seguir os teus passos?


Não deixem de fazer o que querem no vosso quotidiano. Preservem quem vos vê por aquilo que vocês são!
Tenham noção que aquilo que vocês ganham com a stream não é numérico, porque podem ganhar muito mais que uns simples trocos, podem ganhar uma família.
Divirtam-se e aproveitem enquanto houver vontade!
E como diz o Shikai: "O importante é aquilo que podes oferecer ao streaming, não aquilo que o streaming te pode dar."
Se quiserem seguir os meus passos enquanto jogadores - Unninstall é a melhor referência! Kappa

- Quem sugeres que entrevistemos a seguir?

Sugiro que entrevistem o Heraldic.
Tive o melhor apoio inicial de sempre por parte dele, acompanhou e ajudou-me em todo o meu processo enquanto streamer e é/será sempre um dos pilares que apoiam a stream.
Através dele aprendi que não há nada que te faça mais feliz como streamer se obtiveres o sentimento de fazeres as pessoas sentirem-se em casa!

Beijinhos <3
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Para acompanharem o trabalho do Savateer sigam a sua página do Facebook e Twitch.
Foi esta a nossa entrevista, esperemos que tenham gostado. Deixem sugestões de quem devemos entrevistar mais. 

3 comentários:

  1. Devo dizer que isto é tudo muito lindo mas a pessoa que deviam entrevistar era o fes.Kappa.
    Agora aserio muito bem feita :)

    ResponderEliminar