quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Entrevista a "Hat Rat"

O entrevistado, pseudónimo Hat Rat é uma das referencias do tech youtube em Portugal e mantem uma presença ativa junto da comunidade gaming lusa nas redes sociais.Aclamado pelo seu conhecimento em hardware, estas foi a nossa conversa.



-Porque sentiste necessidade de partilhar os teus conhecimentos a nivel de informatica?

     Por natureza gosto de falar em público, independentemente do tema. E para ser sincero, atraiu-me mais a possibilidade de falar para uma quantidade indeterminada de pessoas do que propriamente do tema em si. Inclusivamente, quando decidi lançar conteúdo no youtube nem tinha a certeza que conteúdo iria escolher, uma vez que tenho muitos outros interesses. Como este era um tema com pouco conteúdo em Portugal na altura, pensei que podia contribuir com algo de útil.

 -De todas as tuas plataformas o Youtube foi a tua primeira escolha? 

  Sim, foi. Feliz ou infelizmente, é a “única” plataforma viável para este conteúdo. 

- Este interesse pela montagem de computadores foi algo que nasceu contigo, leia se
brincavas com legos quando eras criança ou foi por necessidade seja profissional ou
pessoal?

 Surgiu por acaso, numa altura em que precisei de fazer alguns upgrades ao meu desktop. Sempre fui jogador de consola até 2011/2012. Acontece que sou fã da francise Command & Conquer. E um dos jogos “obrigou-me” a fazer upgrades. Quis fazer apenas com o objectivo de jogar C&C mas assim que vi as infinitas possibilidades de termos uma máquina ao nosso gosto e necessidade, senti-me atraído. Quando dei por mim, tinha a consola a ganhar pó. 

- Os jogos e os computadores andam sempre de mão dada, consideras a plataforma
superior ás consolas etc. ?

  Não vejo as coisas como superior ou inferior. São produtos diferentes, para públicos diferentes e com objectivos diferentes. Ainda bem que ambas as opções existem porque nenhuma é perfeita e cada um pode ter o que mais lhe agrada. 

- Tens um nome um tanto invulgar podes partilhar a sua historia?

 Precisava de um nome que não me prendesse a nenhum tema, porque não tinha a certeza se me iria querer apenas dedicar a hardware. E inspirei-me no nome do sistema operativo Red Hat porque o nome me soava bem. Foi só adaptar para algo semelhante. 

- Aquando da montagem do computador do youtuber “Morais” levaste algum backlash nos
comentários do mesmo, como lidaste com isso?

Sinceramente, nem prestei atenção a isso. O trabalho que fiz, faço para várias outras pessoas e a troco de dinheiro. A minha prioridade é garantir que os meus clientes ficam satisfeitos. E até agora foi sempre o caso. 
Mas mesmo sem ter visto o que outras pessoas disseram, imagino perfeitamente quais os tipos de opiniões. Porque é algo previsível no Pc Gaming.
E é exactamente por isso que há pessoas dispostas a pagar para ter a minha orientação. Porque ao contrário de 90% da comunidade, eu consigo colocar-me na pele da outra pessoa. E o meu trabalho consiste exatamente em orientar a pessoa, tendo em conta aquilo que ela pretende. Eu não faço recomendações de compra. Eu apresento as possibilidades para o objectivo, preferência e gosto da pessoa, e faço o melhor para que ela saiba quais as diferenças entre cada uma das opções. 

- És uma das referências a nivel de hardware na comunidade muito através da tua
presença ativa em grupos nas redes sociais, sentes alguma responsabilidade moral
quanto a isso?

Sim e não. Desde que não haja prejuízo para mim, não me importo de dar o meu contributo. A única responsabilidade que tenho, é de não tentar enganar ninguém propositadamente. Mas se provocar alguma insatisfação pela forma como faço algo, não sinto de forma nenhuma que tenho a responsabilidade de alterar nada. Quem vive disto, é normal que tenha a “responsabilidade” de agradar a estranhos. Eu pessoalmente tenho a responsabilidade de agradar a quem me paga ordenado, o resto não me diz respeito.
Ainda assim, eu percebo que há quem procure a minha “aprovação” em relação a algum assunto. Com base nisso, quando digo algo preocupo-me sempre se o estou a fazer de forma transparente, para que ninguém saia prejudicado. Mas se alguém se prejudicar porque interpretou mal o que por mim foi dito, não sinto que tenha qualquer tipo de responsabilidade. Espero que tenha feito sentido

- Quem sugeres que entrevistemos a seguir?

Para entrevistarem, sugiro a Ana Sophiiia Sousa, por ser estar presente nos dois mundos. Hardware e Streaming de jogos. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sigam o conteúdo por ele produzido nas redes sociais  e claro no Youtube.
Agradecimentos ao entrevistado pela gentileza.

Sem comentários:

Enviar um comentário